MEB inicia encontro de formação de educadoras e educadores que minitrarão curso do PRO-AJA para milhares de jovens, adultos e idosos.
Veja a sequência das atividades apresentadas em Live acontecida nessa segunda, dia 10 de janeiro.
1º DIA
Manhã
Abertura/Saudação: MEB;
Seduc e Igreja local e parceiros Convidar: Padre José Siqueira representando o Bispo de Parnaíba, Padre Valderi de Teresina (Vídeo), Dom Armando Martín Gutiérrez Bispo de Bacabal (MA) e Presidente do Conselho Deliberativo do Movimento de Educação de Base (MEB), Irmã Delci Maria Franzen – Secretaria Executiva do MEB,
Representante da SEDUC/PI: Conceição Andrade – Diretora Da Eja Seduc;
Marlene Lima – Gerente Regional; Renegilda Gisele – Coordenadora Da Eja. e Representantes dos municípios. Representantes dos municípios
Mística:
Observação: Música ambiente, apresentar as imagens que remetam ao tema trabalhado do dia ex: Livro do MEB, Diário do Educador, uma frase de Paulo Freire, a Palavra: Educação Popular, Bandeira do MEB,
ProAJA
Facilitador(a): salientar que esse primeiro encontro tem como proposta: preparar a caminhada dos Educadores e Educadoras Populares. Que sempre os encontros de Ed. Popular, são marcados pela circularidade e pelo diálogo. Estar em círculo nos dá a condição de igualdade, visto que nos olhamos e nos sentimos.
Convidar para partilhar os símbolos – Na ed. Popular o simbolismo é uma das prática pedagógica do MEB então gostaria de convidar para ofertar alguns símbolos nossos que representa nossa caminhada e que irão fazer parte dessa caminhada:
Livro do MEB (Claudia)
Diário do Educador, (Zé Ivaldo)
Bandeira do MEB (Ir. Delci)
Frase de Paulo Freire, (Jasmira ) palavras: Educação Popular, MEB,ProAJa,
Convidar para que todos e todas possam repetir a frase:
SABER, VIVER E LUTAR 3x
Convidar a Cantar:
Música : Momento Novo
Link: https://youtu.be/p9FBM5DEaLQ
8:15 – 8:30
Oportunizar espaço de acolhida dos educadores.
Valorizar a presença de todos e todas.
Ressaltar a importância do projeto e dar visibilidade aos instrumentos pedagógicas.
Sugestão: Apresentação dos instrumentos pedagógicos
Livro do MEB (Claudia) Diário do Educador, (Zé Ivaldo)Bandeira do MEB (Ir. Delci) frase de Paulo Freire, (Jasmira ) palavras: Educação Popular, MEB,ProAJa,
Anexo 1: frases de Paulo Freire
Bandeira MEB: será disponibilizada pela equipe MEB
Histórico, Identidade e Missão do MEB –
Apresentação nos slides
8:30 – 9 h
Conhecer e reconhecer o MEB no seu papel transformador na sociedade no âmbito da educação popular.
Apresentar e evidenciar os 60 anos da instituição, os desafios da atualidade e perspectivas.
Slides
Anexo 2 –
Reiniciar os trabalhos com um exercício corporal (a critério do(a) facilitador(a))
Exercício sobre a identidade do(a) educador(a) popular
Eu, educador(a) no MEB
Apresentação dos participantes a partir da atividade já realizada na sala virtual do seu município.
Fazer uma fala sobre : Diário do Educador – atribuições dos atores do processo
Escrever no mural de 2 a 3 palavras relacionando-as com a proposta do MEB e do Projeto PróAja Piauí.
Síntese das falas na apresentação: Quais foram as palavras mais repetidas?
Exposição dialogada
9:00 – 9:50
Oportunizar momento de expressão sobre como o educador se percebe como protagonista da sua história.
Promover espaço de diálogo, de expressão de ideias, de sentimentos e de reflexão sobre a jornada a ser empreendida.
Compreender e reconhecer a importância da jornada como uma possibilidade de acesso ao direito e à cidadania aos educandos.
Material livre, de acordo com a escolha dos participantes
Mural: folhas de papel pardo Canetões
Breve comentário sobre Matrizes de Monitoramento do Pró-Aja
9:50 – 10 h
Conhecimento sobre as matrizes.
Diário do Educador
10 h – Encerramento pela manhã
Período da Tarde – 14 h (Turmas individuais, com suas duplas de formadores)
- Reiniciar os trabalhos com um exercício corporal (proposição do(a) facilitador(a)
Acolhida / canto : Espelho de nós (Milton Nascimento)
Convidar o grupo para escutar a música e refletir:
Quem somos, de onde viemos e o que trazemos?
O que trago para essa roda/ para esse tempo que vamos viver aqui?
Link: https://youtu.be/IHQJN14Uknc
14h – 14:10
Preparar o grupo para uma presença plena nas atividades previstas.
Oportunizar momento de descontração e de interação entre os participantes.
7 – Metodologia Ver, Julgar, Agir
Iniciar com o vídeo, apresenta de forma mais profunda o método
14:10 – 15h
Apresentar a metodologia adotada pelo MEB na perspectiva da alfabetização e do letramento.
Conhecer a metodologia com profundidade.
Compreender a importância do Ver, Julgar e Agir como um processo que evidencia a identidade do MEB.
Vídeo de 23 min.
Anexo 3
Livro – Apresentação
Diário do Educador
- Planejamento: conceitos e fundamentos
15h – 15h30
Conhecer alguns fundamentos do planejamento.
Preparar o educador(a) para o momento da elaboração dos planos de aula.
Slide
Anexo 4
Intervalo 15h30 – 15:45
- Apresentação das matrizes de monitoramento do Pró-Aja
15:45 – 16:15
Aprofundar o conhecimento sobre as matrizes.
Testar o aplicativo criado para o monitoramento do desenvolvimento pedagógico do educando.
Diário do Educador
Vídeo tutorial para o uso do Aplicativo
10 – Oficina: elaboração do Plano de Aula
Questões norteadoras para reflexão sobre o método Ver, Julgar, Agir
VER: Quais são as características da realidade de hoje? O que preocupa e o que dá esperança?
Sugestão: Lembrar realidades locais e relacionar com o estado, país e mundo.
Dinâmica:
Conversa com o(a) colega vizinho, escrever no painel exposto na sala uma característica da realidade local – regional – nacional – mundial
Relacionar o VER com a apresentação dos educadores e a apresentação do histórico do MEB
16:15 – 17h
Reconhecer a importância do Plano de Aula no processo pedagógico.
Vivenciar a experiência da construção de plano de aula, na perspectiva da metodologia Ver, Julgar, Agir.
Diário do Educador
Encerramento: encaminhamentos finais
Mural Participativo: (Sugestão utilizar a nuvem de ideias)
Escrita de mensagens pelos participantes
Questão: Qual a atividade que te mais te marcou no dia de hoje?