No dia 24 de abril, mulheres que participam do Centro de Convivência do MEB em Itapuã (DF) realizaram uma oficina sobre a criação de hortas suspensas e compostagem. A orientação para este trabalho foi da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal – Emater.
A oficina de elaboração de uma horta suspensa, usando garrafas PET, busca plantar alimentos orgânicos que possam ser usados no dia a dia, sendo utilizados para o preparo de alimentos para o Grupo da Cozinha Criativa e pelo grupo de Alfabetização do Movimento de Educação de Base.
Segundo a coordenação local, estas atividades mostram que as hortas urbanas estão cumprindo seu papel de estimular o contato com a natureza e a criação de empatia por todas as formas de vida, a partir do contato com a terra, contribuindo para que elas sejam agentes de transformação para uma vida mais sustentável.
“Tudo o que se aprende nas Roda de Conversa e nas Oficinas geram momentos formativos, desempenhando um papel fundamental no fortalecimento da comunidade e das mulheres de diversas maneiras. Apostamos fortemente na Educação Popular, utilizando estes instrumentos para termos mulheres envolvidas e que possam atuar na defesa de direitos, especialmente o direito à educação”, lembrou Ana Cristina.