A contribuição da educação popular na construção da democracia

Revista MEB de Educação Popular, Brasília – DF, v. 2, n. 2, outubro / 2022.

ARTIGO
A contribuição da educação popular na construção da democracia
Dr. Luiz Síveres


RESUMO: A democracia é um princípio constitucional que compreende um regime de governo no qual todos os cidadãos são protagonistas, por meio do exercício pleno de sua cidadania. Por isso a Constituição Federal do Brasil de 1988 declara no primeiro parágrafo, que “o poder emana do povo”, manifestando que o povo é o detentor do poder e que o governo apenas representa a vontade popular.
Nesse preâmbulo também está inserida a educação popular que deseja e precisa vivenciar a democracia, seja pela sua participação ou representação, considerando as potencialidades populares, bem como as necessidades dessa classe social. Com o objetivo de garantir tal procedimento, a democracia no contexto popular deveria estar assentada, dentre outros, sob os pressupostos da cooperação, da coexistência e da justiça e, em decorrência disso, desenvolver uma educação popular que pudesse valorizar a subjetividade reflexiva e a prática transformadora para contribuir com a construção da democracia.


Palavras-chave: Democracia. Educação popular. Cooperação. Coexistência. Justiça.
RESUMEN: La democracia es un principio constitucional que comprende un régimen de gobierno, en el cual todos los ciudadanos son protagonistas, por medio del ejercicio pleno de su ciudadanía. Es por ello que la Constitución Federal de Brasil, de 1988, declara en el primer párrafo, que “el poder emana del pueblo”, manifestando que el pueblo es el detentor del poder y que el gobierno apenas representa la voluntad popular. En este preámbulo está inserta, también, la educación popular que desea y precisa vivenciar la democracia, sea por su participación o representación, considerando las potencialidades populares, bien como, las necesidades de esa clase social. Con el objetivo de garantizar tal procedimiento, la democracia en el contexto popular, debiera estar asentada, entre otros, sobre los presupuestos de la cooperación, de la coexistencia y de la justicia social y, en recurrencia de eso, desarrollar una educación popular que pudiese valorar la subjetividad reflexiva y la práctica transformadora para contribuir con la construcción de la democracia.

Palabras clave: Democracia. Educación popular. Cooperación. Coexistencia. Justicia.

Dr. Luiz Síveres: Pós-doutorado em Educação e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professor e pesquisador permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Católica de Brasília. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq: Diálogo – um processo pedagógico transversal e Pesquisador Produtividade (PQ2).