RESUMO: Considerando o método ver-julgar-a- gir, apresentamos um olhar sobre a atual realida- de política brasileira a partir da conceituação de necropolítica do filósofo camaronês Joseph-Achille Mbembe, como apresentou o CONIC no texto-base da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021. Em seguida, buscamos oferecer uma reflexão sobre a relação entre política e educação a partir de algu- mas discussões propostas pelo educador brasileiro Paulo Freire no que diz respeito às tarefas do educa- dor e da instituição educativa, os quais não podem permanecer na neutralidade e devem se esforçar para serem progressistas dentro da ótica freirea- na. Também procuramos demonstrar que projetos de educação popular como prática política podem ocorrer a partir da escola pública como um centro aberto à comunidade, aos movimentos populares, sociais e eclesiais, favorecendo, assim, uma maior participação e promovendo uma cultura de solidariedade responsável. Palavras-chaves: Política. Educação. Necropolítica. Democracia. Solidariedade. José Antonio Boareto 1 |
RESUMEN: Considerando el método ver-juzgar-ac- tuar, presentamos una mirada a la realidad política brasileña actual a partir de la conceptualización de la necropolítica del filósofo camerunés Joseph-A- chille Mbembe, tal como la presenta el CONIC en el texto base de la Campaña Ecuménica de Frater- nidad 2021. Buscan ofrecer una reflexión sobre la relación entre política y educación a partir de algu- nas discusiones propuestas por el educador brasi- leño Paulo Freire en torno al quehacer del educador y de la institución educativa, que no puede quedar- se neutral y debe esforzarse por ser progresista den- tro de la perspectiva freireana. También buscamos demostrar que los proyectos de educación popular como práctica política pueden darse desde la escue |
1 Doutor em ciências da religião; professor da PUC-Campinas.