A Revista MEB de Educação Popular é uma publicação anual em formato eletrônico. A revista recebe, avalia e publica artigos científicos e de revisão de literatura, sistematização de experiência, depoimentos, entrevistas e resenha, oriundas da contribuição de educadores(as) populares e profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento, implicados e comprometidos em contribuir para promoção humana integral e superação da desigualdade social por meio de programas de educação popular libertadora ao longo da vida, servindo sempre e em primeiro lugar os mais pobres.
Para o ano de 2024, a 4ª edição da Revista MEB de Educação Popular está com chamada aberta, até o dia 19 de agosto de 2024, para o envio de contribuições sobre o tema “Educar para a cidadania ecológica”. A revista está alinhada às preocupações, alertas e à necessidade de intervenção na realidade em consideração ao contexto no qual se insere e se mantém atual, o documento político de 2009, do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental, ao enfatizar que: “Na atual realidade mundial, os fenômenos climáticos são, cada vez mais, causadores de crescentes sofrimentos a populações urbanas e rurais. As populações mais pobres são atingidas frontalmente pelas consequências do atual modelo de desenvolvimento e serão ainda mais pelas consequências do aquecimento global, produzindo de imediato o agravamento da injustiça social” (Cf. Documento Político em: https://fmclimaticas.org.br/wp-content/uploads/2014/02/DOCUMENTO-POLÍTICO.pdf)
Há uma combinação de fatores de riscos às condições de vida que se associam, entre outros aspectos, ao aquecimento global, as mudanças climáticas, à ação humana que degrada o ambiente, principalmente, estruturada em concepção econômica predatória e excludente. Entre as ações para mobilizar a sociedade civil se encontra aquela para enfrentar o modelo de desenvolvimento econômico dominante, construindo outra concepção alternativa. Nesse horizonte também se insere o contexto do cuidado com a casa comum, a valorização da sabedoria e da experiência dos povos ancestrais e das comunidades tradicionais, construindo uma transição energética limpa e justa, de modo a contribuir com a prevenção de desastres ambientais, entre outras iniciativas que ajudam a prefigurar um futuro viável e desejável para todas as formas de vida.
A Revista MEB de Educação Popular, com a chamada temática “Educar para a cidadania ecológica”, por também compreender que “A educação será ineficaz e seus efeitos estéreis, se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza” (Laudato Si’, n. 215), se alinha às ações subsidiárias na conscientização, mobibilização e na participação social para enfrentar os desafios atuais e proteger futuras gerações.
A revista receberá artigos científicos e de revisão de literatura, sistematização de experiência, depoimentos e resenhas de livros, sobre um dos seguintes tópicos:
– Enfoques críticos e emancipatórios da educação popular à cidadania ecológica.
– Educação ambiental e ecologia integral: concepções e práticas nos meios populares.
– Sabedorias, experiências dos povos ancestrais e comunidades tradicionais no contexto ambiental, da ecologia integral e do bem-viver.
– Participação da sociedade civil e mobilização sociopolítica em preparação à COP 30 (Belém, Pará, em 2025).
– Problemáticas e alternativas socioterritoriais na produção energética.
– Desastres ambientais, solidariedade coletiva e construção da esperança.
– Modelo econômico e ecologia integral.
– Cuidado da casa comum e práticas educativas.
– Direitos humanos, racismo ambiental: configurações e resistências.
– Políticas públicas, mudanças climáticas e ambientais.
– Comunicação, questões climáticas e ambientais e contraofensiva.
– Inteligência artificial e o cuidado com a casa comum.
– Educação popular e as possibilidades para o cuidado com o meio ambiente.
– Decolonialidade e os desafios contemporâneos para a construção do bem-viver.
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Envio das contribuições para o e-mail: revista@meb.org.br
Desde já, agradecemos pela participação.
Conselho Editorial
Brasília, DF, 18 de junho de 2024.