MEB inicia formação para o PRO-AJA

Compartilhe nas redes sociais

MEB inicia encontro de formação de educadoras e educadores que minitrarão curso do PRO-AJA para milhares de jovens, adultos e idosos.

 

Veja a sequência das atividades apresentadas em Live acontecida nessa segunda, dia 10 de janeiro.

 

1º DIA

Manhã

 

Abertura/Saudação: MEB;

Seduc e Igreja local e parceiros Convidar: Padre José Siqueira representando o Bispo de Parnaíba, Padre Valderi de Teresina (Vídeo), Dom Armando Martín Gutiérrez Bispo de Bacabal (MA) e Presidente do Conselho Deliberativo do Movimento de Educação de Base (MEB), Irmã Delci Maria Franzen – Secretaria Executiva do MEB,

Representante da SEDUC/PI: Conceição Andrade – Diretora Da Eja Seduc;

Marlene Lima – Gerente Regional; Renegilda Gisele – Coordenadora Da Eja. e Representantes dos municípios. Representantes dos municípios

 

Mística:

Observação: Música ambiente, apresentar as imagens que remetam ao tema trabalhado do dia ex: Livro do MEB, Diário do Educador, uma frase de Paulo Freire, a Palavra: Educação Popular, Bandeira do MEB,

ProAJA

Facilitador(a): salientar que esse primeiro encontro tem como proposta: preparar a caminhada dos Educadores e Educadoras Populares. Que sempre os encontros de Ed. Popular, são marcados pela circularidade e pelo diálogo. Estar em círculo nos dá a condição de igualdade, visto que nos olhamos e nos sentimos.

Convidar para partilhar os símbolos – Na ed. Popular o simbolismo é uma das prática pedagógica do MEB então gostaria de convidar para ofertar alguns símbolos nossos que representa nossa caminhada e que irão fazer parte dessa caminhada:

 

Livro do MEB (Claudia)

Diário do Educador, (Zé Ivaldo)

Bandeira do MEB (Ir. Delci)

Frase de Paulo Freire, (Jasmira ) palavras: Educação Popular, MEB,ProAJa,

 

Convidar para que todos e todas possam repetir a frase:

SABER, VIVER E LUTAR 3x

Convidar a Cantar:

Música : Momento Novo

Link: https://youtu.be/p9FBM5DEaLQ

 

8:15 – 8:30

Oportunizar espaço de acolhida dos educadores.

Valorizar a presença de todos e todas.

Ressaltar a importância do projeto e dar visibilidade aos instrumentos pedagógicas.

Sugestão: Apresentação dos instrumentos pedagógicos

Livro do MEB (Claudia) Diário do Educador, (Zé Ivaldo)Bandeira do MEB (Ir. Delci) frase de Paulo Freire, (Jasmira ) palavras: Educação Popular, MEB,ProAJa,

 

Anexo 1: frases de Paulo Freire

Bandeira MEB: será disponibilizada pela equipe MEB

Histórico, Identidade e Missão do MEB –

 

Apresentação nos slides

8:30 – 9 h

Conhecer e reconhecer o MEB no seu papel transformador na sociedade no âmbito da educação popular.

Apresentar e evidenciar os 60 anos da instituição, os desafios da atualidade e perspectivas.

 

Slides

Anexo 2 –

Reiniciar os trabalhos com um exercício corporal (a critério do(a) facilitador(a))

 

Exercício sobre a identidade do(a) educador(a) popular

Eu, educador(a) no MEB

Apresentação dos participantes a partir da atividade já realizada na sala virtual do seu município.

Fazer uma fala sobre : Diário do Educador – atribuições dos atores do processo

 

Escrever no mural de 2 a 3 palavras relacionando-as com a proposta do MEB e do Projeto PróAja Piauí.

Síntese das falas na apresentação: Quais foram as palavras mais repetidas?

Exposição dialogada

9:00 – 9:50

 

Oportunizar momento de expressão sobre como o educador se percebe como protagonista da sua história.

Promover espaço de diálogo, de expressão de ideias, de sentimentos e de reflexão sobre a jornada a ser empreendida.

 

Compreender e reconhecer a importância da jornada como uma possibilidade de acesso ao direito e à cidadania aos educandos.

Material livre, de acordo com a escolha dos participantes

Mural: folhas de papel pardo Canetões

Breve comentário sobre Matrizes de Monitoramento do Pró-Aja

 

9:50 – 10 h

Conhecimento sobre as matrizes.

Diário do Educador

 

10 h – Encerramento pela manhã

Período da Tarde – 14 h (Turmas individuais, com suas duplas de formadores)

  1. Reiniciar os trabalhos com um exercício corporal (proposição do(a) facilitador(a)

Acolhida / canto : Espelho de nós (Milton Nascimento)

Convidar o grupo para escutar a música e refletir:

Quem somos, de onde viemos e o que trazemos?

O que trago para essa roda/ para esse tempo que vamos viver aqui?

Link: https://youtu.be/IHQJN14Uknc

 

14h – 14:10

Preparar o grupo para uma presença plena nas atividades previstas.

Oportunizar momento de descontração e de interação entre os participantes.

 

7 – Metodologia Ver, Julgar, Agir

Iniciar com o vídeo, apresenta de forma mais profunda o método

 

14:10 – 15h

 

Apresentar a metodologia adotada pelo MEB na perspectiva da alfabetização e do letramento.

Conhecer a metodologia com profundidade.

Compreender a importância do Ver, Julgar e Agir como um processo que evidencia a identidade do MEB.

 

Vídeo de 23 min.

 

Anexo 3

Livro – Apresentação

Diário do Educador

  1. Planejamento: conceitos e fundamentos

 

15h – 15h30

Conhecer alguns fundamentos do planejamento.

 

Preparar o educador(a) para o momento da elaboração dos planos de aula.

Slide

Anexo 4

 

Intervalo 15h30 – 15:45

 

  1. Apresentação das matrizes de monitoramento do Pró-Aja

 

15:45 – 16:15

Aprofundar o conhecimento sobre as matrizes.

Testar o aplicativo criado para o monitoramento do desenvolvimento pedagógico do educando.

Diário do Educador

Vídeo tutorial para o uso do Aplicativo

10 – Oficina: elaboração do Plano de Aula

Questões norteadoras para reflexão sobre o método Ver, Julgar, Agir

VER: Quais são as características da realidade de hoje? O que preocupa e o que dá esperança?

Sugestão: Lembrar realidades locais e relacionar com o estado, país e mundo.

Dinâmica:

Conversa com o(a) colega vizinho, escrever no painel exposto na sala uma característica da realidade local – regional – nacional – mundial

Relacionar o VER com a apresentação dos educadores e a apresentação do histórico do MEB

 

16:15 – 17h

Reconhecer a importância do Plano de Aula no processo pedagógico.

Vivenciar a experiência da construção de plano de aula, na perspectiva da metodologia Ver, Julgar, Agir.

Diário do Educador

Encerramento: encaminhamentos finais

Mural Participativo: (Sugestão utilizar a nuvem de ideias)

Escrita de mensagens pelos participantes

Questão: Qual a atividade que te mais te marcou no dia de hoje?

Notícias relacionadas