MEB no ENAPE (1)

Compartilhe nas redes sociais

Diante desse contexto tão exigente, nos comprometemos a esperançar o mundo tendo Jesus Cristo como meta (cf. Fl 3,14). Isso significa, concretamente, que queremos fortalecer os processos pedagógicos que colocam a pessoa humana como centro do percurso educativo tendo em vista o bem comum, a paz e a solidariedade; que insistiremos em um modelo educativo que se comprometa com economia solidária e a ecologia integral; que lutaremos por políticas públicas democráticas, funcionais e inclusivas que favoreçam a educação; que defenderemos as escolas e universidades; que apoiaremos as instituições católicas de educação básica e superior; que não nos silenciaremos diante das injustiças e das tentativas de destruir a educação.

Nos empenharemos na consolidação da Pastoral da Educação em nossas comunidades, paróquias, dioceses e regionais, somando forças com educadoras e educadores das redes pública, privada e confessional, reanimando nossa missão e engajando-nos com responsabilidade.

Sem imaginarmos respostas prontas, mas conscientes do nosso papel de transformar criativamente o contexto que vivemos, convidamos a todos a se juntarem a nós para que esta seja a hora da educação. Com o apoio dos bispos do Brasil, das Igrejas locais, das Associações Educacionais, das instituições católicas de educação, das congregações religiosas e institutos de vida consagrada, reiteramos o forte apelo de que “ousemos sonhar”, pois a esperança é ousada e não nos decepciona (cf Rm. 5, 5). Ela nos leva a não esmorecer diante das provações e a sermos corajosos quando somos desafiados. Ela nos torna artesãos da paz e mensageiros de transformação para um mundo novo. Ela estabelece o amor como algo muito maior que o ódio. Ela faz germinar as sementes que lançamos com nossas mãos trêmulas e cansadas. E nossa esperança tem um nome e um rosto: Jesus Cristo. Ele que nos ordenou ir e fazer discípulos, ensinando a guardar o que Ele ensinou, nos deu uma garantia de sua presença: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 20). Sabemos que não estamos sozinhos nessa missão: o Senhor vai à nossa frente!

Goiânia, 21 de agosto de 2022
Solenidade da Assunção da Bem Aventurada Virgem Maria

Notícias relacionadas