MEB participa de evento do SIMPRO DF

Compartilhe nas redes sociais

Dia 07 de fevereiro, ontem às 19h, o Movimento de Educação de Base – MEB, se fez presente na sede do Sindicato dos Professores de Brasília, DF – SINPRO, participando da Semana Pedagógica, promovida por esta Entidade.

O tema debatido foi EJA com seus desafios e a participação da sociedade civil junto a este segmento de educandos.

Vários movimentos sociais participam na luta pela EJA nas diversas regiões administrativas do DF. Hoje o desafio é realizar um mutirão social junto às Escolas para o oferecimento de EJA à população. Infelizmente a toda hora se tem notícias de fechamento de turmas de EJA por parte do governo do DF, impossibilitando o acesso à educação a um número significativo de pessoas jovens, adultas e idosas em situação de analfabetismo e vulnerabilidade social.

Várias entidades sociais e religiosas como o MEB, fazem a busca ativa de porta em porta, oferecem alfabetização de forma gratuita e próximo da residência das pessoas, pois o deslocamento para um espaço distante das residências e locais de trabalho é motivo para não matricula ou de alto índice de evasão escolar.

A parceria entre entidades governamentais, especialmente da Secretaria de Educação com organizações é fundamental para a superação do analfabetismo pleno e do elevado número de jovens, adultos e idosos fora da sala de aula.

O MEB vem realizando jornadas comunitárias com a participação da sociedade em várias regiões do DF na conscientização do direito à educação, na importância para que trabalhadores e trabalhadoras deem continuidade aos estudos e para que nenhum jovem fique fora da escola. Além disso, o MEB oferece de forma gratuita a alfabetização de jovens adultos e idosos em 16 Turmas nas regiões de Santa Maria, Sobradinho, Itapoã e Paranoá.

Apesar do DF ter um dos menores índices percentuais de analfabetismo do território nacional, a quantidade de pessoas de 15 anos ou mais em situação de analfabetismo pleno, aproxima-se de 100 mil.

Notícias relacionadas