MEB participa de Plenária Nacional da Campanha por Direitos Sociais

MEB participa de Plenária Nacional da Campanha por Direitos Sociais

Compartilhe nas redes sociais

Durante os dias 23 e 24 de março, no Teatro dos Bancários em Brasília (DF), o Movimento de Educação de Base (MEB) esteve presente na 1ª Plenária Nacional realizada pela Campanha Nacional por Direitos Sociais, junto com diversas entidades da sociedade civil, centrais sindicais, sindicatos e movimentos sociais.

A Campanha Nacional por Direitos Sociais, que ainda está em construção, recebendo adesões, tem como objetivo articular e fortalecer as diversas lutas sociais por direitos a partir de 2024, tendo em vista as fortes restrições orçamentárias impostas pelo “arcabouço fiscal” aos Direitos Sociais, enquanto se mantém a prioridade aos imensos gastos com o Sistema da Dívida.

A 1ª Plenária Nacional ouviu movimentos sociais de todo o país, especialistas e lideranças sociais das diversas áreas sobre a situação dos direitos sociais no Brasil, informações sobre as lutas que já estão acontecendo, e debateu como poderemos nos articular melhor para que todas essas lutas sejam fortalecidas e amplamente conhecidas.

Todas as exposições do 1º dia da Plenária (23.03.2024) estão disponíveis neste site. Como podem constatar, foi um grande sucesso, com depoimentos importantíssimos. Quem desejar receber as telas apresentadas, pedimos para que envie mensagem para contato@auditoriacidada.org.br.

Às 16 horas, dezenas de participantes da Plenária se deslocaram para o local onde estava ocorrendo o Ato pela Democracia, levando a faixa confeccionada pela campanha com os dizeres:
“Não existe Democracia sem Direitos Sociais”, proposta em uma das reuniões da coordenação provisória.

O 2º dia da Plenária (24.03.2024) foi destinado à organização da Campanha, tendo sido apresentados os seguintes pontos para o diálogo com toda a plenária e deliberação:
1) Definição dos eixos da Campanha
2) Agenda da campanha
3) Eleição da Coordenação Nacional da Campanha, que substituirá a coordenação provisória, que havia sido criada em janeiro (para cumprir as tarefas de organização do lançamento da campanha em 06.02.2024 e a organização da plenária nacional de 23 e 24.03.2024), composta pelas seguintes entidades: Auditoria Cidadã da Dívida, ABRA, ANDES-SN, ANFIP, ASFOC, CSP-Conlutas, Coletivo Universitário Nacional Desenvolvimentista, FENASPS, Revolução Brasileira, SINASEFE e SINTRAJUD.

Acesse o documento na íntegra com as demandas discutidas durante a plenária

Notícias relacionadas