Durante a manhã desta quarta, 10 de julho, a sede do Movimento de Educação de Base (MEB), em Brasília, recebeu os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Padre Dario Bossi e Alessandra Miranda tem realizado um trabalho de escuta dos organismos que são parceiros no trabalho da Comissão. A equipe do MEB recebeu os assessores e apresentou as ações realizadas nos diversos núcleos de educação popular que o MEB tem atuação.
A Comissão para a Ação Sociotransformadora tem a atribuição de fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral, na construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres. Fazem parte da Comissão 5 bispos, sendo presidida por Dom José Valdeci Santos Mendes, da Diocese de Brejo (MA).
Pe. Dario destacou que o encontro foi uma oportunidade para renovar o trabalho para um projeto popular para o Brasil, renovar a aliança para a formação das juventudes e das comunidades em situações de periferias que mais precisam de sinais de esperança e de uma ação sociotransformadora da Igreja e da sociedade.
Sobre o MEB
O Movimento de Educação de Base (MEB) é uma iniciativa brasileira que surgiu na década de 1960 com o objetivo de promover a alfabetização e a educação de adultos em áreas rurais e comunidades carentes. Criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o movimento buscava proporcionar não apenas a alfabetização, mas também uma educação que fosse capaz de conscientizar os participantes sobre seus direitos e deveres como cidadãos, além de incentivá-los a participar ativamente na transformação social e política de suas comunidades.
Hoje, o legado do Movimento de Educação de Base continua a influenciar iniciativas de educação popular e projetos de desenvolvimento comunitário no Brasil, estando presente em diversos núcleos no Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Maranhão e Pernambuco, atuando com grupos de alfabetização para adultos e idosos, grupos de mulheres, jovens, pessoas em situação de rua, famílias empobrecidas e comunidades eclesiais.