Metodologia

Ação Socio-pedagógica

O MEB apresenta à sociedade brasileira um serviço de capacitação de agentes de educação de base que está sendo operacionalizado através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB, bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da EDUCAÇÃO POPULAR:

  • Colaborando com a construção de uma sociedade justa e ética;
  • Educando para a conscientização e vivência da cidadania e participação social;
  • Promovendo a participação popular e comunitária nas políticas públicas voltadas para as necessidades das populações mais pobres e excluídas;
  • Comprometendo-se com a educação de jovens e adultos na perspectiva da metodologia ver, julgar a agir, sintonizada com os princípios filosóficos do educador Paulo Freire;
  • Promovendo a inclusão de homens e mulheres no mundo do trabalho e na sociedade da informação.

As características da ação socio-pedagógica popular e cidadã

O processo de alfabetização de jovens e adultos pressupõe, como metodologia, a leitura pedagógica do “ver, julgar e agir” e a alfabetização é entendida como um processo de planejamento onde os objetivos a serem alcançados são previstos em todas as suas etapas: formação de pessoal, produção de material específico, acompanhamento, avaliação e verificação de resultados.

A concepção e pedagogia privilegiam não apenas o processo e a caminhada de indivíduos analfabetos considerados isoladamente, mas sua inserção e promoção, na busca da autonomia pessoal e de suas comunidades. Os analfabetos aprendem não apenas a ler e a escrever, mas a pensar a sua própria vida e a agir como capazes de sair da sua injusta situação de excluídos. Eles mesmos precisam adquirir a capacidade de reagir e rejeitar o que os oprime. Só assim planos e projetos junto aos excluídos deixarão de ser ajudas emergenciais, assistenciais e manipuláveis por interesses políticos de dominação e manutenção da desordem estrutural.

A educação popular assim entendida é uma verdadeira revolução nos conceitos e ação junto aos excluídos.

O processo da educação de base visa a formar homens e mulheres no que é essencial e mínimo indispensável para sua realização como pessoa e cidadão (ã). Nesse sentido o trabalho educativo deve ser desenvolvido em uma perspectiva de autopromoção do povo, criando condição aos seus líderes de dar continuidade aos processos pedagógicos, mesmo que findo o período da alfabetização.