Fortalecer a Democracia

Compartilhe nas redes sociais
Mensagem do Conselho Deliberativo do Movimento de Educação de Base – MEB
para o fortalecimento da democracia. Baixar o PDF AQUI.
 
Jesus Cristo fez-Se pobre por vós (cf. 2 Cor 8, 9)
 
Nós membros do Conselho Deliberativo do MEB, formado por Bispos do Nordeste nomeados pelo Conselho Permanente da CNBB, reunidos na sua sede em Brasília, nesta hora decisiva para o futuro da democracia no Brasil, renovamos os compromissos declarados no Documento de Fortaleza. (CNBB – Bispos do Nordeste 10/08/2018).
 
O nosso país, especialmente as regiões do Norte e do Nordeste do país, ainda mantém sinais da velha cultura escravocrata e desigual, sustentada pela corrupção e o domínio de elites políticas que se perpetuam no poder. Observamos com preocupação que, depois do primeiro turno das eleições, o Congresso Nacional representa amplamente essas elites que deveriam transformar em leis os projetos que superem o desemprego e a fome que hoje atingem de forma cruel um número impressionante de famílias.
 
Diante da desigualdade estrutural enraizada na sociedade brasileira, o Movimento de Educação de Base, que se dedica com afinco à educação popular, quer ver as comunidades católicas engajadas na sociedade, lutando junto com as comunidades mais pobres pelas causas da igualdade dos direitos e do bem comum, da justiça social e da educação, do trabalho e da defesa integral da vida e da Casa Comum.
 
Ao aproxima-se o Sexto Dia mundial dos Pobres, que nos convoca a reconhecer Jesus Cristo nas pessoas necessitadas, estamos em comunhão com todos os pobres que levantam seu clamor. Em nome de uma Igreja profética, pronta a valorizar os benefícios, denunciamos também as ambiguidades de megaprojetos privados e estatais, monoculturas, mineradoras, com impactos socioambientais que destroem a agricultura familiar e tornam cada vez mais não habitáveis vastas áreas do Brasil.
 
A convocação de Papa Francisco pela renovação de um Pacto Global pela educação é também um convite para novas política sociais de educação que superem a formação tecnicista e suportem o aprofundamento da consciência de cidadãos críticos, comprometidos com organização de uma sociedade justa, solidária e inclusiva.
 
O voto livre seja defendido e utilizado para um novo período de construção e fortalecimento da jovem democracia brasileira. Que a fé em Deus e a presença sempre ativa do seu Espírito fortaleça-nos para uma nova caminhada de justiça e paz.
 
Brasília, DF, 20 de outubro de 2022.
 
 
Dom Armando Martin Gutiérrez, Bispo de Bacabal
Presidente
 
Dom Dulcênio Fontes de Matos, Bispo de Campina Grande
Vice-presidente
 
Dom Antônio Fernando Saburido
Arcebispo de Olinda e Recife

 

Notícias relacionadas