Versão eletrônica da Segunda Edição da Revista MEB de Educação Popular
Vatican News
Irmã Claudia Chesini, religiosa da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, com formação na área pedagógica e de gestão, com atuação na educação em diversos âmbitos e atualmente assessora pedagógica do MEB e editora executiva da Revista MEB de Educação Popular fala sobre a segunda edição da Revista:
Qual é o objetivo do MEB sobre o periódico?
No processo de educação popular sistematizar as vivências, as reflexões e as descobertas de ler e escrever garante a continuidade do processo da alfabetização. Não se dá somente através das letras, mas também da compreensão da leitura da realidade. A Revista MEB de Educação Popular busca ser um espaço de socialização da reflexão escrita e da sistematização das descobertas realizadas pelos envolvidos na Educação Popular.
Relate sobre o tema dessa segunda edição.
Esta segunda edição tem como principal objetivo refletir sobre o papel fundamental da educação no estabelecimento e fortalecimento de uma sociedade democrática. Em um tempo caracterizado pela visão dicotômica da realidade, onde apenas distinguimos a cor preta da cor branca, sem dar atenção a existência da cor cinza e de seus diversos tons, fazer o exercício da reflexão sobre esta situação, especialmente sob o enfoque da democracia, é de fundamental importância para o Movimento de Educação de Base.
Não se trata apenas da democracia concebida como forma de governo, mas da participação ativa dos cidadãos na vida pública e social, tendo em vista o aperfeiçoamento da convivência harmônica entre as pessoas e entre os grupos sociais e a criação de condições de bem-estar social.
Compreendemos as sociedades em contínuo movimento, por isso refletimos sobre os processos de democratização e as insuficiências das formas democráticas de governo, as iniciativas e os ataques ideológicos antidemocráticos, bem como sobre a necessidade, sempre importante, de ampliar a inclusão das camadas sociais menos favorecidas ou excluídas e impedir as formas autocráticas de democracia disfarçada.
Assim a educação para a democracia é de responsabilidade da sociedade, especialmente das instituições de ensino. Não somente das escolas formais e das universidades, mas também a educação popular que ao longo de sua existência tem demostrado seu compromisso. O MEB recebeu esta herança dos seus fundadores e das gerações seguintes e continua contribuindo com a democracia em nosso país.
Como é composta essa segunda edição da RMEP?
Esta 2° edição contou com a reflexão significativa do Conselho Editorial. Temos membros da Academia inseridos na Educação Popular que trazem elementos significativos da sociedade como foi o tema desta edição sobre democracia.
A Revista MEB de Educação Popular é composta pelo Editorial, escrito pela secretaria executiva do MEB; pelos artigos, onde os vários autores abordam alguns aspectos específicos sobre a democracia como por exemplo Luis Síveres escreve sobre “A Contribuição da Educação Popular” no processo democrático brasileiro e Frei Nilo Agostini faz a ligação entre os elementos imprescindíveis à democracia com o cristianismo, especialmente no pontificado de Papa Francisco como o artigo “Fraternidade e Democracia”, contando com vários outros autores que responderam a chamada pública para esta edição; Temos a compreensão de alguns educadores do Piauí sobre democracia através de “Depoimentos”, em forma vídeos; Nas entrevistas “ A gestão pedagógica” e “Re-encantar a democracia” fazemos uma viagem nos processos pedagógicos e na grandeza de quem acredita nos processos de construção da democracia; na Resenha, Pe. Gabriele Cipriani nos brinda com um excelente texto sobre este livro escrito na década de 60; Na Cultura Popular viajamos pelo Brasil com uma belíssima quadrilha de São João do Distrito Federal e o relato de um dia de “Vaqueirada”, do Piauí e encerramos com a sistematização de experiências da professora Elinete Pereira dos Santos
Agradecimentos finais e como é possível ter acesso à RMEP.
Agradecemos pela oportunidade de participar deste processo democrático que são os meios de comunicação. O fato de estarmos aqui para divulgar a reflexão realizada por um grupo de brasileiros e brasileiras sobre um tema pertinente a todos nós, manifesta o compromisso desta instituição com a nossa gente, especialmente com o público que faz parte do MEB, ou seja, os menos favorecidos, especialmente homens e mulheres que buscam aprender a ler e escrever, também as palavras escritas. Acesse o site do MEB, acesse a revista no endereço website www.meb.org.br/revistameb