Racismo é crime!

Compartilhe nas redes sociais
O Dia Nacional da Consciência Negra é um lembrete da importância de combater o racismo. Em uma sociedade profundamente desigual, as injustiças são ainda mais presentes e severas para a parcela mais vulnerabilizada da população. O povo negro enfrenta não somente o preconceito mas as consequências do racismo estruturante em um país que foi um dos últimos a abolir a escravidão e, quando o fez, procedeu de forma desestruturada.
 
A pesquisa divulgada pelo IBGE “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil” mostra que, em 2018, o Brasil tinha mais de 1,14 milhão de estudantes que se declaram pretos e pardos em instituições de ensino federais, estaduais e municipais. Os quase 51% de estudantes negros (as) nas universidades é uma vitória, mas não significa a superação das desigualdades ou a reparação de mais de 300 anos de escravidão. A juventude negra ainda é a maior parcela da população assassinada nas periferias, ainda é a maior parcela desempregada ou em sub-empregos, as mulheres negras ainda são as maiores vítimas de feminicídios. Esses dados evidenciam que as relações de poder e a divisão social do trabalho nesse país é estruturada no racismo e no machismo.
 
O dia da consciência negra é mais um dia de luta por um país antirracista!
 
Fonte: andes.org.br
 
#consciencianegra #educação #negritude #negro #preto #preta #zumbi #zumbidospalmares #afrofuturismo #afro #povonegro #novembronegro #palmares #quilombo #projetoroza #negravisao #coletivonegravisao #diadaconsciêncianegra #dandarese
#sambadedandara #consciencianegra #20novembro #racismo #racismoestrutural #racismonão #racismoécrime

Notícias relacionadas