As precauções impostas pela pandemia nos obrigaram a conduzir o curso de formação para o PRO-AJA na modalidade virtual. O nosso MEB, há sessenta anos iniciou suas atividades e assim se escreveu na história como um dos precursores do ensino à distância no Brasil, através dos programas de alfabetização pelo rádio.
O Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, promovido pela SEDUC do Governo do Piauí encontra no MEB um parceiro dedicado e historicamente competente, pois o alfabetizar pessoas em estado de vulnerabilidade social faz parte da própria razão e existência do Movimento de Educação de Base.
Nesse primeiro momento de formação “on line” reunimos quinhentos educadores e educadoras que administrarão aulas para oito mil pessoas de várias regiões do Piauí a partir de 14 de fevereiro.
O desafio de conduzir essa parceria com o Governo do Piauí é encantador, nossos formadores revelam entusiasmo com os resultados dos preparativos de formação e realçam o empenho que os nossos quinhentos educadores e educadoras demonstram.
Sabemos que o PRO-AJA tem um significado maravilhoso para a vida de milhares de piauienses carentes, pois junto do aprendizado do alfabeto todos terão a oportunidade de usufruir da pedagogia que o “MEB é” de promover as consciências para o fortalecimento da cidadania, da defesa dos direitos dos mais pobres, do respeito às diversidades e a implementação da solidariedade e dos valores cristãos que transformam a sociedade. Ir. Delci Franzen, Secretária-executiva do MEB.