A Igreja brasileira tem uma nova beata!
Na manhã deste sábado, o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), presidiu à solene cerimônia de Beatificação da Serva de Deus Isabel Cristina, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG).
A jovem brasileira foi brutalmente assassinada aos 20 anos em 1982, em Juiz de Fora, por um homem que montava um guarda-roupa em sua casa. Em outubro de 2020, o Papa Francisco reconheceu seu martírio. Mas devido à pandemia, somente hoje foi possível a celebração de sua Beatificação.
Em sua homilia, Dom Raymundo partiu da passagem evangélica da liturgia do dia, onde Jesus adverte seus Apóstolos: “Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma”.
“Esta foi a atitude de Isabel Cristina durante seu brutal assassinato, em 1º de setembro de 1982. A jovem, de apenas 20 anos, não temeu quem estava para matar seu corpo, mas não a sua alma. Mas este cruel acontecimento não significa uma vitória da violência e do mal sobre a paz e o bem. Ela simplesmente não temeu, por isso recebeu a palma do martírio: ‘O sangue dos mártires – segundo Tertuliano – é a semente de novos cristãos’.”
O apelo de Jesus a “não ter medo” deve ressoar no seio de nossas famílias. “Que nossos lares, sob o exemplo do lar da Beata Isabel Cristina, sejam celeiros de vida.”
“O martírio de Isabel Cristina nos leva também a pedir a Deus a graça de que as mulheres sejam respeitadas em sua dignidade; que cessem a exploração e os crimes sexuais contra as mulheres; que cesse o feminicídio! Não tenhamos medo de romper as cadeias da violência e da opressão.”
Dom Raymundo concluiu sua homilia pedindo à nova Beata Isabel Cristina que nos ajude a renovar nossa adesão ao martírio, na fidelidade ao Evangelho, conformados a Cristo. “Que seu exemplo nos proporcione coragem de aceitar as cruzes, os sofrimentos, as angústias e as dores de nossa vida de cada dia. Se estivermos com Jesus, mártir por excelência, Mártir dos mártires, nada devemos temer!”
📸 Arquidiocese de Mariana
.
.
#santosebeatos #IsabelCristina #brasil #vaticannewspt