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BENEDITO E JOVELINA: lembranças de quando a internet era o rádio de pilha, e a educação popular vinha através de escolas radiofônicas

Carlos Rodrigues Brandão

RESUMO

Este artigo objetiva registrar memórias de um processo de ensino e aprendizagem realizado no estado de Goiás, através do material didático produzido pelo Movimento de Educação de Base – MEB – GO intitulado “Benedito e Jovelina”, produzido pela equipe MEB – GO nos primeiros anos da ditadura militar. Como objetivos específicos, buscou-se refletir sobre o tempo em que o rádio de pilha era a internet e fomentou a alfabetização em nosso país, registrando, assim, a valiosa contribuição das escolas radiofônicas do MEB como pioneiras da prática da educação a distância e apontar o material didático “Benedito e Jovelina” como o Método de Alfabetização Paulo Freire repensado por uma equipe de educadoras. Conclui-se que, nessa experiência, o “diálogo” educador-educando realiza-se, na realidade, como um “triálogo”.

Palavras-chave: Movimento de Educação de Base. Escolas radiofônicas. Alfabetização. Material didático.

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