Revista MEB de Educação Popular

Esta revista é um periódico eletrônico anual do MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE – MEB e teve sua primeira publicação em setembro de 2021. Foi construída dentro do processo de educação popular, ou seja, com a contribuição de pessoas que ao longo dos 60 anos do MEB trabalharam no movimento. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas científicas ou de revisão, resenhas, depoimentos e entrevistas. O objetivo é divulgar pesquisas e estudos vinculados ao campo da educação popular, desenvolvidos por pesquisadores e educadores populares, bem como implementar um canal de diálogo com pessoas que compreendem a contribuição desta prática educativa para a educação brasileira.

Na primeira edição da revista, de caráter celebrativo, teve como temática “Os 60 anos do Movimento de Educação de Base”, não sendo aberta para a submissão de artigos de toda a comunidade brasileira. Nesta segunda edição, abordamos a temática importante “Educar para a Democracia”. Convidamos autores que tiveram sua vida marcada direta ou indiretamente pela trajetória no MEB, para contribuírem com a nossa proposta, sendo esta uma maneira de celebrar juntos este momento e retomar nossos diálogos.

Política de livre acesso

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Política de detecção de plágio

A revista utiliza software para a detecção de plágios nos manuscritos submetidos à avaliação.