Carta do Seminário Nacional do FMCJS 2024

Compartilhe nas redes sociais

Durante os dias 4 a 6 de março de 2024, o Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental (FMCJS) realizou a etapa presencial do seu Seminário Nacional. Um processo participativo, de construção coletiva, que teve início em fevereiro com dois encontros virtuais, e que contou com a participação de representes dos núcleos e articulações de todos os biomas brasileiros. No seminário, os participantes definiram as prioridades e ações do FMCJS para 2024, compartilharam experiências e desafios.

Acolham esta Carta – “Alerta aos Povos do Brasil e seu Governo” – como um dos frutos do Seminário do FMCJS.

É um documento que indica nossa alegria por sermos parte das muitas pessoas e povos que estão empenhados em multiplicar iniciativas que promovem a convivência amorosa com a Mãe Terra.

Mas ela expressa também nossa tristeza e indignação pelas práticas que continuam provocando e agravando as mudanças climáticas, responsáveis pelas injustiças socioambientais e ameaças a todas as formas de vida da Terra.

Expressa, por fim, nossa preocupação em relação às políticas públicas de enfrentamento das mudanças climáticas e suas consequências na vida da população empobrecida. Assumindo a COP 30, que será realizada no próximo ano em Belém, Pará, como uma oportunidade de nosso país convocar a humanidade a assumir e colocar em prática as mudanças pessoais e estruturais que a Mãe Terra exige com urgência, a Carta alerta que isso só acontecerá com políticas coerentes e de mobilização de todos os povos.

Acolham o convite dos/as participantes do Seminário Nacional do FMCJS: divulguem ao máximo esta nossa Carta, para que ela se torne voz de muitas pessoas e produza bons frutos.

ACESSE A CARTA NA ÍNTEGRA

Notícias relacionadas