No dia 9 de dezembro, em Parnaíba (PI), aconteceu a culminância do Projeto Alfabetizar e Libertar, desenvolvido pelo Movimento de Educação de Base (MEB) em parceria com a Cáritas Diocesana de Parnaíba.
O encontro foi um momento de agradecimento e celebração dos resultados alcançados, destacando a importância da participação de todos os envolvidos.
O Projeto Alfabetizar e Libertar, teve como objetivo promover a alfabetização de jovens e adultos pertencentes aos centros sociais e proximidades, proporcionando desenvolvimento da leitura e da escrita como ferramentas fundamentais para compreensão de sua realidade e participação ativa da sociedade.
Participaram deste momento as turmas dos educadores Carlos Eugênio e Bernadete Oliveira (Boa Esperança); Cleisiane e Jonas dos Santos (Vazantinha); Antônia Maria (Alto do Batista) Jamilly (Santa Isabel) e Manueline (Nossa Senhora de Fátima).
Como Paulo Freire bem nos ensina, “ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão”. Este momento é a prova de que, juntos, conseguimos alcançar uma conquista coletiva. Nosso desejo é que cada educando continue buscando mais conhecimento, pois a educação é uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Que a busca pela aprendizagem nunca pare, pois, como dizia Freire, “o educador é, antes de tudo, um ser humano que, ao educar, transforma e é transformado”.