A Igreja celebrará em 2025 mais um Jubileu ordinário. O Papa Francisco escolheu o tema “Peregrinos da Esperança” e indicou que a preparação para esse momento levasse em conta a oração e o estudo dos documentos do Concílio Vaticano II. Aqui no Brasil, uma equipe de animação foi montada para articular as ações nacionais em relação ao Jubileu 2025.
O arcebispo de Goiânia e primeiro vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Justino de Medeiros Silva, coordena a equipe de animação do Jubileu no país. Para ele, a escolha do tema pelo Papa Francisco representa “uma percepção do quanto a esperança é importante no tempo da história que estamos vivendo”. Ele considera que o estabelecimento desse grupo de animação nacional seja um sinal da acolhida da Igreja do Brasil ao apelo do Papa.
Comissão incentiva iniciativas de divulgação do Jubileu Ordinário 2025
A Comissão Brasileira para o Jubileu Ordinário 2025, formada por bispos, assessores das Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e convidados, tem somado forças com diferentes regionais, organismos e pastorais da Igreja no Brasil, para tornar o Jubileu, que tem como tema “Peregrinos da Esperança”, mais conhecido.
Neste sentido, o subsecretário pastoral da CNBB e membro da Comissão para o Jubileu, padre Jânison de Sá, destacou a iniciativa realizada pelo regional Sul 2 da CNBB, que corresponde ao Estado do Paraná, como um exemplo de “união e força”. O regional tem feito a divulgação de uma série de videoaulas sobre os subsídios do Dicastério para a Evangelização, do Vaticano, em preparação ao Jubileu Ordinário de 2025.
Os “Cadernos do Concílio” foram traduzidos para o português do Brasil e publicados pela Edições CNBB. No total, são 34 volumes, que procuram redescobrir as quatro sessões do Concílio Vaticano II.
“É importante apoiarmos as iniciativas existentes, como também apoiamos agora o regional Sul 2, e motivamos os Santuários espalhados pelo Brasil para organizarem algo; faculdades de teologia; institutos; universidades, para também promoverem eventos, formações, aulas nesse sentido de promoção do Jubileu 2025”, exorta o padre Jânison.
Para a série de videoaulas, divulgadas pelo regional Sul 2, foram convidados professores de todo Brasil (bispos, padres, leigos e leigas), estudiosos do Concílio Vaticano II, para abordarem o tema de cada um dos 34 subsídios. A publicação dos vídeos teve início em novembro deste ano e seguirá até novembro de 2024. As videoaulas podem ser assistidas no canal do Youtube do regional Sul 2 da CNBB.
Veja o vídeo de lançamento:
Encontro Nacional em preparação ao Jubileu 2025
Foram reabertas até o dia 22 de dezembro as inscrições para o encontro em preparação ao Jubileu 2025 – “Peregrinos de Esperança” -, que acontecerá em Brasília (DF), na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, nos dias 29 e 30 de janeiro de 2024. A iniciativa é promovido pela CNBB, por meio de seu Secretariado-Geral e a Comissão Brasileira para o Jubileu da Esperança.
O pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, dom Rino Fisichella, a quem o Papa Francisco confiou a responsabilidade pela organização do Jubileu 2025, é o convidado especial e virá ao Brasil para esta formação.
De acordo com o subsecretário adjunto de pastoral da CNBB e membro Comissão Brasileira para o Jubileu da Esperança, padre Jânison de Sá Santos, o encontro terá por objetivo situar as dioceses quanto à proposta do Jubileu e animar sua organização nas Igrejas locais nas diferentes regiões do Brasil.
Estão sendo ofertadas 300 vagas e as incrições podem ser feitas (aqui).