Lideranças do MEB realizam encontro nacional em Brasília (DF)

Lideranças do MEB realizam encontro nacional em Brasília (DF)

Compartilhe nas redes sociais

“Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir”. Guiados pelas motivações de Paulo Freire, patrono da educação brasileira, as lideranças do Movimento de Educação de Base (MEB) estiveram reunidas no Centro Cultural de Brasília (CCB), de 25 a 27 de outubro.

O encontro teve como tema “Educar para a Cidadania Ecológica” e teve como objetivo fortalecer os territórios no contexto sócio-político-religioso. Entre os objetivos específicos, destacam-se a partilha das ações desenvolvidas pelos núcleos do MEB ao longo de 2024, o estabelecimento de linhas de ação para o próximo triênio e o fortalecimento das relações e da formação dos educadores populares.

Análise de conjuntura e Inteligência Artificial
“Quais desafios e possibilidades para alargar as nossas tendas?” Essa pergunta norteou as ações do dia de sábado. Durante a manhã, os participantes do Encontro Nacional do MEB tiveram a oportunidade de refletir a realidade social, eclesial e política com a assessoria de Gilberto Carvalho, da Secretaria Nacional de Economia Solidária, e da Prof. Leda Gonçalves, da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Na tarde do sábado, o Encontro Nacional do MEB, refletiu o tema “Inteligência Artificial na educação popular”, com o Prof. Carlos Lopes (UnB) e Tereza Cristina da Silva. Ao final da tarde, as lideranças participaram da roda de conversa com Cláudia Borges Costa, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC.

A secretária executiva do MEB, Ir. Delci Maria Franzen, destaca a motivação para ampliar a atuação do MEB nas ações comunitárias. “Educar para a cidadania ecológica” é o tema do Encontro nacional do MEB. É um tema desafiador no campo da educação popular, porque formar para a cidadania é um grande convite que, desde Paulo Freire, marca os movimentos sociais e a história do MEB, bem como a história da educação no Brasil. Educar para a cidadania ecológica é o grande desafio dos tempos de hoje, pois já vivemos situações que atingem os mais vulneráveis, as nossas comunidades e os territórios onde os educadores populares do MEB atuam. Neste encontro estamos montados em tendas, que é a nossa espiritualidade, sendo uma mística de itinerância, de buscar o sagrado, de conviver e de abrir cada vez mais. A grande questão aqui é como ampliar as tendas onde o MEB hoje atua e essa ampliação é construída de forma coletiva e comunitária”, destacou Ir. Delci.

Lançamento da Revista MEB
As discussões que inspiraram o encontro estiveram alinhadas com a temática da nova Revista MEB de Educação Popular, lançada na noite de sábado, 26 de outubro, com a participação representantes de entidades políticas e sociais.

O evento foi aberto com a apresentação artística de dança do Grupo de Jovens do MEB do Assentamento Dorothy. Para falar sobre o tema “Educar para a Cidadania Ecológica”, foram convidadas Erika Kokay, Deputada Federal do Distrito Federal, Lucia Mendes, da Associação Rede de Preservação e Desenvolvimento Sustentável da Serrinha do Paranoá, e Pablo de Avila Saldo, do Ministério do Meio Ambiente. A conversa foi mediada por Joaquim Alberto, que faz parte da Equipe Editorial da Revista.

Segundo Dom Sebastião Bandeira Coêlho, Bispo de Coroatá (MA), a Revista MEB apresenta discussões importantes que nos preparam para bem viver a Campanha da Fraternidade em 2025. “Esta edição da Revista MEB de Educação Popular traz provocações bem fundamentadas para criarmos uma cultura ecológica, iluminando os educadores populares neste tema muito atual, que será vivenciado na CF 2025”, destacou o bispo que é membro do Conselho Deliberativo do MEB.

A Revista MEB de Educação Popular pode ser acessada pelo site meb.org.br/revistameb

 

 

Notícias relacionadas