MEB participa de encontro do JCoR em Brasília (DF)

Compartilhe nas redes sociais

Lideranças do Brasil, Colômbia e Estados Unidos participam do JCoR (Coalizão das Religiosas e Religiosos das Nações Unidas pela Justiça), de 30 de abril a 5 de maio, na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF). O evento tem a presença de cerca de 190 participantes, representando diversas confissões religiosas. Também participa do encontro Ir. Delci Maria Franzen, secretária executiva do Movimento de Educação de Base (MEB), e Ana Cristina Pereira Santana, educadora popular do Itapoã (DF).

Entre os participantes, destaca-se a presença dos membros da Confederação dos Religiosos da América Latina e Caribe (Clar), da Colômbia, e os representantes do JCoR, dos EUA e Colômbia, que trouxeram experiências e conhecimentos para a construção de um mundo mais justo e fraterno. Cerca de 30 organizações não governamentais, representando mais de 200 congregações religiosas católicas e membros do JCoR, trabalham para preservar as gerações futuras do flagelo da guerra, um sofrimento indizível à humanidade.

Pacto global pela educação
Durante a plenária desta terça, 02 de maio, Ir. Delci Maria Franzen falou sobre o Pacto global pela educação, apresentando também os desafios da educação popular libertadora na construção da justiça e da ecologia integral. “O apelo é que os mecanismos internacionais como a JCOR junto à ONU leve os clamores por uma educação inclusiva e humanizadora como pratica da liberdade. Que a incidência política seja local e internacional”, destacou a secretária executiva do MEB.

Sobre a JCoR
É uma coligação de 19 organizações religiosas católicas, todas credenciadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nasceram a partir do compromisso dos governos do mundo em adotarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um programa vasto que visa minorar o sofrimento humano e ambiental de 2015 a 2030. Neste contexto, os membros do corpo de mulheres e homens religiosos colaboram com dirigentes locais e mundiais no cumprimento das promessas desse programa. Após um ano de planeamento e pesquisa, foi formado a Justice Coalition of Religious (JCoR), em 2017, buscando unir as vozes e esforços.

Tem como missão comum melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em condições de pobreza. O principal objetivo da coligação é, portanto, melhorar a colaboração entre os membros, na sede da ONU e no mundo inteiro, no trabalho de combate às causas profundas da pobreza, à destruição do ambiente natural e ao desenvolvimento insustentável.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Notícias relacionadas