MEB participa do lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos

MEB participa do lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos

Compartilhe nas redes sociais

Na tarde desta quinta, 6 de junho, o Movimento de Educação de Base (MEB) marcou presença no lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, promovido pelo Ministério da Educação. A meta é superar o analfabetismo e elevar a escolaridade da população a partir de 15 anos de idade que não tenha acessado ou concluído o ensino fundamental e médio.

Durante o evento, o Ministro Camilo Santana, destacou a importância do programa, afirmando que “é um dos programas mais importantes deste governo, pois promete escrever uma nova página na educação do nosso país”. O Ministro também cumprimentou os Movimentos Socias e populares como parceiros para a implantação deste Programa.

O pacto tem como objetivo principal oferecer amplas oportunidades para os brasileiros que se encontram em situação de analfabetismo total, proporcionando a eles a possibilidade de “ler o mundo e escrever sua própria história”. Com essa iniciativa, o governo pretende transformar a realidade educacional do Brasil, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a cidadania e o mercado de trabalho.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, o Brasil ainda mantinha 9,6 milhões de pessoas na faixa etária a partir dos 15 anos de idade que não sabiam ler e escrever. E o percentual da população preta ou parda nessas condições é de 7,4%, mais do que o dobro da taxa encontrada entre as pessoas brancas, de 3,4%.

Notícias relacionadas