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Movimento de Educação de Base – MEB: contribuição para transformação nos assentamentos no estado do Piauí

Valmiram Cardoso Sobreira

RESUMO

Este artigo objetiva apresentar o projeto do Movimento de Educação de Base – MEB para a construção da cidadania plena e participativa, nos territórios da reforma agrária no estado do Piauí, como espaço de bem viver. Esta proposta trata-se de uma parceria firmada entre o Movimento de Educação de Base – MEB, Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária – PRONERA e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. Buscou-se realizar uma revisão bibliográfica e análise de relatórios consolidados das atividades do projeto. Concluiu-se que os processos de ensino e aprendizagem aos quais o projeto almejava foram alcançados e as discussões sobre Educação do/no Campo e a Agroecologia foram significativas para o fortalecimento da compreensão de que a educação que é um direito dos povos do campo. 

Palavras-chave: Movimento de Educação de Base. Alfabetização. Cidadania plena. Território. Reforma agrária.

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