Em março de 2025, o Movimento de Educação de Base (MEB) completou 64 anos de atuação na promoção da educação popular e na defesa dos direitos de pessoas em situação de vulnerabilidade. Como parte de sua missão educativa e comunicativa, o MEB abriu chamada para a 5ª edição da Revista MEB de Educação Popular, com o tema “Inteligência Artificial na Educação em Perspectiva Crítica e para a Cidadania”.
A revista, disponível em formato eletrônico, aceita até o dia 31 de agosto de 2025 contribuições como artigos, sistematizações de experiências, depoimentos e resenhas. O objetivo é promover reflexões críticas sobre o uso da inteligência artificial generativa (IAGen) na educação popular, abordando aspectos como desigualdade social, desinformação, vieses algorítmicos, protagonismo das comunidades tradicionais e o legado de Paulo Freire.
A temática se inspira também nas reflexões do Papa Francisco, que alertou sobre os riscos de se atribuir à IA qualidades humanas e de reforçar preconceitos por meio de tecnologias que reorganizam dados sem verificação crítica.
As diretrizes para submissão estão disponíveis no site: www.meb.org.br/normas-revista. As propostas devem ser enviadas para o e-mail: revista@meb.org.br.
Acesse as orientações para envio de artigos e contrinuições para a Revista MEB de Educação Popular