Revista MEB de Educação Popular reflete sobre o papel da Inteligência Artificial

Revista MEB de Educação Popular reflete sobre o papel da Inteligência Artificial

Compartilhe nas redes sociais

Em um momento de intensa transformação digital, a Revista MEB de Educação Popular lança sua 5ª Edição, colocando em pauta um debate crucial e urgente: o papel da Inteligência Artificial (IA), com foco na Inteligência Artificial Generativa (IAGen), sob uma perspectiva crítica e comprometida com a cidadania.

Diante da constatação de que a IA já é uma “presença cotidiana” — acessível nos celulares que conectam quase 99% da população brasileira à internet, conforme dados da PNADC-Anual IBGE (2023) —, a Revista MEB provoca a educação popular a levantar uma questão fundamental: “a quem serve essa tecnologia?”

Cidadania e autonomia
A nova edição convida educadores, pesquisadores, militantes e comunidades a uma profunda reflexão sobre os impactos da IA na educação popular. O foco é duplo: analisar como essa tecnologia pode “contribuir para o bem comum” e, ao mesmo tempo, quais “riscos impõe à autonomia dos sujeitos”.

O debate se aprofunda na necessidade de a IA reconhecer as histórias e saberes dos povos tradicionais, afrodescendentes, migrantes e periféricos, que correm o risco de serem invisibilizados por algoritmos que não refletem suas realidades.

A Revista busca estabelecer um diálogo vital entre a IAGen e a pedagogia freireana, a ecologia dos saberes, os movimentos sociais e a luta persistente contra o analfabetismo pleno e/ou funcional. A publicação sustenta a crença de que a educação popular, com sua inegável vocação libertadora, tem um papel central “sobre esse novo território digital”.

Convite à colaboração e resistência
Esta 5ª Edição acolhe diversas formas de contribuição – artigos científicos, relatos de experiência, depoimentos, resenhas e histórias de vida – que abordem a IA generativa em suas múltiplas dimensões: ética, política, pedagógica, cultural e ambiental.

A Revista MEB reafirma, com este lançamento, o seu compromisso inabalável com uma educação que tem como missão formar cidadãos conscientes, protagonistas de sua história e capazes de transformar o mundo. A leitura desta edição é um “convite à resistência, à esperança e à construção coletiva de saberes que honrem a dignidade humana”.

Acesse a versão digital da 5ª edição da Revista MEB de Educação Popular

Sobre o MEB
O MEB é uma entidade sem fins lucrativos e filantrópica, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na área da educação popular e assistência social. Busca contribuir para promoção humana integral e a superação da desigualdade social por meio de programas de educação popular para jovens, adultos e idosos.

Tem em sua ação um serviço de capacitação de agentes de educação de base através da rede de dioceses e paróquias, aproveitando a estrutura montada em torno dos regionais da CNBB, bem como por eventuais convênios com o governo federal e/ou estaduais, sempre com o objetivo de trabalhar na linha da Educação Popular.

Notícias relacionadas