A Irmã Delci Maria Franzen, secretária executiva do Movimento de Educação de Base (MEB), participou de audiência com o Papa Leão XIV, realizada na última segunda-feira, 22 de setembro, na Sala do Consistório, no Vaticano. A audiência reuniu as participantes dos Capítulos Gerais e Assembleias de diversas congregações, incluindo as Irmãs de Santa Catarina, Virgem e Mártir, as Missionárias Salesianas de Maria Imaculada, as Irmãs de São Paulo de Chartres e as Monjas Carmelitas Descalças da Terra Santa.
Durante o encontro, o Papa Leão XIV enfatizou a importância do trabalho das mulheres na vida religiosa, destacando o papel essencial que desempenham na Igreja e no mundo. Ele fez um apelo para que a presença das religiosas se intensifique nas “periferias existenciais e humanas”, dedicando-se a atender os mais vulneráveis e os mais pobres.
Na ocasião, Ir. Delci protocolou o material que a Igreja do Brasil está elaborando para a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, no Pará. “Eu acredito que o Papa acompanha de perto a COP30 e vai receber com atenção o material produzido pela articulação da Igreja no Brasil”, comentou. Ela ressaltou que a iniciativa inclui também o trabalho do MEB, que, através de seus núcleos, busca conscientizar a população sobre a importância da ecologia, da crise climática e do compromisso político necessário para o cuidado com o planeta, nossa Casa Comum.
Além da audiência, Ir. Delci relatou uma experiência de grande significado espiritual. “Fiz a experiência de passar pela Porta Santa e visitar o túmulo do Papa Francisco, onde coloquei aos pés dele todas as pessoas envolvidas no trabalho do Movimento de Educação de Base”, disse. “Foi um momento espiritual muito forte, e eu espero que tenha enviado muitas bênçãos para cada uma que participa do MEB.”