Um grande curso para um belíssimo Programa…

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Uma frase da Coordenação Pedagógica do MEB:

O processo de formação dos educadores requer empenho e compromisso por parte de todos os envolvidos no projeto, uma vez que este processo ancora a preparação dos atores a fim de que todos se reconheçam como agentes de transformação no âmbito educacional e social. (Maria de Lourdes A. Silva)

 

Os Educadores(as),Coordenadores(as),Supervisores(s) do Projeto PROAJA/MEB, passaram pela sua primeira formação online, sobre a metodologia do MEB , que foi lançada na manhã do dia 10 de Janeiro e se encerrou no dia 16 de Janeiro de 2022. Este evento contou com a participação de representantes da SEDUC /PI, além de representantes do Movimento de Educação de Base – MEB, Irmã Delci Maria Franzen, Secretária Executiva, Dom Armando Martín Gutiérrez, Presidente do Conselho Deliberativo, Bispo de Bacabal (MA) e a equipe Pedagógica Nacional da instituição.

O curso teve a formação específica para alfabetizadores populares com base na metodologia adotada pelo MEB (Ver, Julgar, Agir), em preparação para o Programa de Alfabetização de Jovens, adultos e idosos, uma realização do Governo do Estado do Piauí e a Secretaria de Educação – SEDUC e, FGV – Fundação Getúlio Vargas.

Esta formação teve como objetivo ressaltar a necessidade de que o educador/alfabetizador compreenda a importância do papel de educandos e educadores no Projeto ProAja, no que diz respeito aos aspectos teórico-práticos a serem desenvolvidos, na perspectiva do reconhecimento desse projeto como um espaço de diálogo, de elevação da cultura, do direito e da cidadania. Para isso, os Educadores (as) tiveram acesso a vários conteúdos com sugestões práticas de atividades.

O curso foi gratuito e realizado por meio da plataforma Google Meet, e contou com a atuação dos formadores do MEB do Piauí, Maranhão e de Brasília. Participaram dessa formação um público de 501 educadores/(as) alfabetizadores(as).

 

Com uma carga horária de 20 horas, dividido em Três encontros sobre: Estudo sobre a Metodologia Ver, Julgar, Agir, Diário do Educador, Planejamento: conceitos e fundamentos, matrizes de monitoramento do Pró-Aja, Oficina: elaboração do Plano de Aula, Andragogia e Letramento, Oficina de Letramento, Relatório mensal, Jornada Comunitária, Orientações Práticas, Avaliação.

 

Esta formação integra um conjunto de ações que serão desenvolvidas junto aos educadores, coordenadores e supervisores no decorrer do desenvolvimento desse projeto. A formação continuada é premissa para o alcance dos objetivos propostos pelo Projeto ProAja/MEB.

Haverá ainda módulos extra que vai ajudar os Educadores (as) coordenadores(as), Supervisor (a) para a preparação na sala de aula com a metodologia do MEB.

 

 

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