Dia Mundial dos Pobres

Compartilhe nas redes sociais

Fonte: Vatican News Por Robson Ribeiro de Oliveira Castro Chaves – Professor e Teólogo

 

O V Dia Mundial dos Pobres é marcado, no país, por uma série de ações que vão do lançamento, em 14 de setembro, até o Dia Mundial dos Pobres, dia 14 de novembro, com o lançamento do Manifesto pela Vida.

 

No Brasil, adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7.

 

Francisco, em sua mensagem aos 13 de junho de 2021 para o V Dia Mundial dos Pobres afirma que não devemos esperar que batam a nossa porta, mas que devemos, urgentemente, “ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento”.

 

Esse acolhimento é necessário para refletir sobre o caminho ético de Cristo com os que mais sofriam e viviam a margem da sociedade. Francisco pede que nos coloquemos ao lugar dos mais fragilizados e destaca a importância de “compreender como se sentem, o que estão a passar e quais os desejos que têm no coração”.

 

Infelizmente, nas últimas décadas a questão das desigualdades deixou de ser um tema apenas tratado no âmbito social e político. Hoje é observado a questão da economia e, principalmente, a gravidade da crise educacional que compromete o entendimento da realidade e a construção ética de indivíduos. Leia mais em: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-11/o-v-dia-mundial-dos-pobres-e-as-desigualdades.html

 

#direitoshumanos #justiçasocial #racismo #direitoconstitucional #politicaspublicas #vidasnegrasimportam #direitos #liberdade #pobres #movimentonegro #machismo ##fomeemiseria #mulheresemluta #TodosPelaEducação #alfabetização #fome #TrateSeuPreconceito #diamundialdospobres2021 #educadores #educadoressociais #inclusãosocial #superaçãodafome #protagonismosocial #solidariedade #voluntarios #voluntariado #respeito

Notícias relacionadas