No último sábado, 15 de março, aconteceu o primeiro encontro do projeto Jovens Comunicadores Populares, uma iniciativa do Movimento de Educação de Base (MEB) no Distrito Federal. O encontro foi realizado no Centro MAGIS Burnier, em Brasília (DF), e reuniu jovens e educadores do Assentamento Irmã Dorothy Stang e do Itapuã, promovendo uma troca de experiências sobre comunicação popular e produção de conteúdo digital.
Um dos destaques da programação foi a oficina de produção de vídeos para redes sociais, ministrada pelos jovens do Gavião Digital, iniciativa do Centro Nação Zumbi, de São Sebastião. O grupo criou um portal de comunicação voltado para o combate à desinformação e para a valorização da cultura local e de temas relevantes da cidade. A equipe do Gavião Digital apresentou a sua experiência e conduziram uma oficina sobre produção de vídeo para redes sociais.
Fabrício Preto, jornalista e assessor de comunicação do MEB, destacou a importância do projeto para a juventude e sua perspectiva de expansão. “A comunicação popular é uma ferramenta essencial para fortalecer o protagonismo juvenil e dar visibilidade às narrativas que muitas vezes são marginalizadas pela grande mídia. Nosso desejo é ampliar essa iniciativa para outros núcleos do MEB no Brasil, possibilitando que mais jovens possam se apropriar dos meios de comunicação e contar suas histórias”, afirmou.
O encontro marcou o início de uma série de atividades que serão promovidas pelo projeto, buscando fortalecer a formação crítica e técnica dos participantes na área da comunicação popular.